Como detectar corpos estranhos em recipientes, em plena linha de envase. (inspeção em frascos/garrafas) | Dênis Leite

automação para competitividade

Como detectar corpos estranhos em recipientes, em plena linha de envase. (inspeção em frascos/garrafas)

Máquina de inspeção em garrafas da KHSTanto a detecção de corpos estranhos quanto a verificação da integridade do gargalo, do corpo e do fundo de recipientes (frascos e garrafas), são possíveis através da adoção de sistemas inteligentes de visão. Eles são capazes de inspecionar produtos em movimento, em linhas de alta velocidade, e em milésimos de segundos. A figura à esquerda é o inspetor de garrafas da KHS. A máquina inspeciona, além dos detalhes citados, vários outros.

Imagine o tamanho do problema se um cliente compra um suco de laranja ou uma água mineral e na hora da sede descobre que tem uma “perna de barata” lá dentro. Da próxima vez, vai comprar do concorrente!

bottles

Naturalmente, indústrias alimentícias e farmaceuticas são grandes consumidoras de sistemas de visão em todo o mundo. Se um “cisco” numa garrafa de suco já é um problema, que tal numa ampola de medicamento?

ampolas1 As imagens à esquerda mostram duas etapas na inspeção da ampola. Como o transportador não garante o seu posicionamento (ela pode dar uma “sambadinha”), é preciso primeiro verificar em que posição a ampola está (imagem da esquerda), e posicionar as ferramentas de inspeção segundo esse posicionamento (imagem da direita).Sistema de visão para inspeção em ampolas..

Assim como são detectados os corpos estranhos, também podem ser realizadas verificações de tonalidades de cor e medições precisas.

Se você puder tirar uma foto do seu produto, utilizando qualquer que seja o recurso de iluminação, e olhando para ela identificar o que precisa, os sistemas de visão também podem. A régua, o paquímetro, a lupa, seja qual for o instrumento que você use, pode ser convertido em software de processamento de imagens.

São diversos os recursos adotados para garantir a integridade do produto e da embalagem. Em parceria com a Cognex e a Omni, A Mekatronik tem ajudado seus clientes a melhorarem resultados operacionais e protegerem suas marcas através do fornecimento de sistemas de visão. Para maiores informações, pode-se entrar em contato através do e-mail engenharia@mekatronik.com.br ou do telefone 81-3272-4212 begin_of_the_skype_highlighting              81-3272-4212      end_of_the_skype_highlighting.

Abaixo vai uma palhinha do que a Krones aplicou na sua Toptronic para inspecionar o fundo da garrafa.

krones


Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias