Ruído/flutuação em sinal de temperatura, como evitar ou suprimir. | Dênis Leite

automação para competitividade

Ruído/flutuação em sinal de temperatura, como evitar ou suprimir.

Algum tempo atrás realizamos um retrofitting onde foi substituído um sistema de automação descontinuado por um novo do mesma fabricante.

Ocorre que percebemos que o módulo de entrada analógica do novo sistema era sensível a ruídos causados por um driver que ficava próximo ao encaminhamento dos cabos, quando o outro, apesar de mais antigo, não era. Quando ligavamos o driver o sinal flutuava tanto que não estabilizava nem por alguns segundos.

Resolvemos o problema instalando conversores CTA-03 da Contemp. Esse componente recebe o sinal de termopar e converte para 4-20mA. O filtro na entrada dele se encarregou de suprimir o ruido.

O fato é que não esperavamos ter problemas ao substituir um equipamento antigo por um novo do mesmo fabricante. Verificamos as instalações, isolamos os cabos, aterramos o encaminhamento, substituímos a fonte e até a alimentamos com um nobreak isolado da rede elétrica. Nada resolveu. Os sinais continuaram flutuando.

Para por a máquina em marcha dentro do tempo previsto, acabamos tendo que “desmanchar” boa parte do trabalho e fazer uma instalação provisória para os módulos CTA-03. Em síntese, custo adicional e não previsto de mão-de-obra e material.

Esse post é resposta a um questionamento que me foi feito via e-mail, relacionado ao meu post anterior. Para previnir esse tipo de inconveniente, adotamos desde então o procedimento de testar os módulos antes de fechar a especificação de hardware. Ou seja,  instalar o módulo em configuração resumida (CPU + 1 Mod. AI) por alguns minutos/horas e monitorar a resposta para ver se o módulo é robusto o suficiente para a aplicação.

Existem duas alternativas básicas para ler sinal de temperatura: através de módulos de entrada de temperatura (Termopar, PT100 etc) ou de módulos de entrada 0-10V ou 4-20mA e utilizar conversores. No primeiro caso, o módulo de entrada de temperatura é normalmente mais caro, mas dispensa o conversor. No segundo caso, o módulo 4-20 ou 0-10 é mais barato, mas requer o conversor. O valor final depende da aplicação (distância dos transdutores, nível de ruído, possível demanda por outros sinais analógicos etc).

Quem quiser conversar sobre alguma aplicação específica pode me contatar através do e-mail engenharia@mekatronik.com.br.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter!

Como sabemos que ninguem tem tempo a perder, condensamos o material e enviamos os headlines uma ou duas vezes ao mês.


2 Comments

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias