Warning: include_once(/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php): failed to open stream: Permission denied in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255

Warning: include_once(): Failed opening '/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255
Retrofitting: Garantindo e otimizando a produção futura! | Dênis Leite

automação para competitividade

Retrofitting: Garantindo e otimizando a produção futura!

Representante e Integradora: Mekatronik Ind. Com. Automação Ltda

engenharia@mekatronik.com.br / 81-3272-4212 / 81-9468-0001

s5_1 Os Retrofittings ganharam atenção especial nesse período em que a produção não consome as máquinas em tempo integral. Não que esse seja o cenário desejado, longe disso! Mas muitas indústrias estão sabendo aproveitar o momento para substituir sistemas antigos como o Simatic® S5 e o Altus® AL1000® por arquiteturas modernas como o VIPA® Speed7®.

Infelizmente, descontinuados há mais de 10 anos tais equipamentos já estão “velhinhos” e logo encerrarão suas atividades. Para se ter uma idéia, numa emergência pode-se pagar por uma CPU descontinuada o dobro do preço de uma configuração nova completa. Recentemente a Mekatronik realizou um  retrofitting numa enchedora Kronnes®. Só a CPU S5 estava orçada em R$ 50 mil. A nova arquitetura VIPA, posta em marcha, custou pouco mais de R$ 20 mil e contou com uma ultra-rápida CPU Speed7 com ethernet, profibus DP mestre e tempo de ciclo inferior a 1,0ms.

Para quem tem equipamentos antigos, as questões são: – quando a máquina parar, quem vai me socorrer? quanto vai custar? – e o mais importante – em quanto tempo ela estará em marcha novamente?

As respostas para essas perguntas apontam para a substituição das arquiteturas antigas por sistemas modernos. Assim, a fábrica passa a dispor de suporte e fornecimento rápido de soluções e sobressalentes.speed7_1

No caso de sistemas Simatic S5, o SPEED7 da alemã VIPA oferece a grande vantagem deser programável em Step®7 e, consequentemente, compatível com o Step5. Com isso o custo da conversão pode cair significativamente.

A experiência mostra que é muito mais barato se antecipar ao problema, que resolvê-lo depois de ocorrido.

A Orkan e a Mekatronik tem executado com excelência retrofittings em sistemas de diversas plataformas. Para maiores informações, consultar www.mekatronik.com.br(81-3272-4212) e www.orkan.com.br (11-4125-6088).


5 Comments

  • É verdade Denis, é sempre melhor se antecipar fazendo um retrofitting, principalmente quando a máquina ou o processo são fundamentais para a produção. Uma conversão direta de Step5 para Step7 normalmente é também aproveitada para a realização de mudanças na arquitetura do sistema. Com isso pode-se melhorar a operação, aumentar a eficiência/produtividade, facilitar a manutenção da máquina etc.
    Você bem colocou a importância de garantir a disponibilidade das máquinas e processos para a produção, mas felizmente os objetivos de um retrofitting vão muito além disso. Temos realizado na Orkan com notório sucesso trabalhos em que se atribui flexibilidade de mix, por exemplo, a máquinas antes “engessadas” num só produto.

  • Você está certíssimo, Rodolfo. Por isso já mudei o título do Post que era “garantindo a produção futura” para “garantindo e otimizando a produção futura”. De fato nós sempre acabamos por melhorar, e muito, os resultados operacionais das máquinas ou processos nos retrofittings.

  • BOM TARDE…

    ULTIMAMENTE VENHO PROCURANDO MEIOS DE CONVERTER OS PROGRAMAS DA SIEMENS S5 PARA S7 E TENHO ENCONTRADO MUITAS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DE CONVERSORES S5 PARA S7.
    VENHO OBSERVANDO O SITE DE VOCES E VEJO QUE SEUS EQUIPAMENTOS SÃO TAO PARECIDOS, UTILIZAM PROTOCOLOS SEMELHANTES,WINCC, CARCAÇAS, DENTRE OUTROS.

    OS EQUIPAMENTOS VIPA E SPEED7 AJUDAM NA CONVERSÃO DE S5 PARA S7 EM PROCESSOS DE RETROFITTING DE MAQUINAS?

    AGUARDO SUAS RESPOSTAS.

    OBRIGADO.
    JAMIL A. PEREIRA

  • Jamil, boa tarde.

    Seu questionamento é muito oportuno!

    Você com certeza conhece vários softwares diferentes que abrem arquivos .doc. O que a VIPA fez foi o contrário. Ela desenvolveu um hardware diferente para ser programado através do mesmo software que as CPUs das linhas Simatic S7-300/400 Siemens. O Speed7 nada mais é que uma CPU de S7-400 num encapsulamento de S7-300, que agrega alta velocidade de processamento(a mais rápida do mundo/Hanover 2005), conectividade e excelente relação custo-benefício.

    Respondendo à sua pergunta, dispomos de algo melhor que software para conversão: suporte técnico especializado e eficiente. A ferramenta de conversão incluída no pacote do Simatic Manager atende bem a esse propósito e só precisa de uma “ajudinha” do integrador para identificar instruções incompatíveis entre as versões S5 e S7. Normalmente ela converte bem toda a parte de lógica e intertravamentos, sendo necessário um cuidado maior com tratamentos analógicos, conversões de formato de dados etc. Às vezes é necessário reescrever o código de outra forma, substituir uma instrução ou outra etc. O bom é que o conversor destaca todos os pontos do programa que ele não conseguiu converter e às vezes ainda sugere o que você deve fazer.

    Quando o projeto só tem intertravamentos em I/O digital, na maioria das vezes “é batata”. Agora, mesmo sendo o conversor de código do Simatic Manager uma ferramenta eficiente, nunca é demais passar um “pente fino” pra garantir o resultado.

    A propósito, você é integrador ou cliente final? Se quiser, podemos olhar mais de perto sua aplicação.

    Conte conosco!

    Dênis

  • Recentemente pude acompanhar uma conversão deste tipo. Somente a título de informação, em umas das cotações de clp 945 da Siemens cheguei a encontrar valores absurdos de 107.000,00 reais, ou seja, essa é a oportunidade que temos de ver como somos explorado pelo mercado somente pelo fato da linha S5 ter sido descontinuada. Com a conversão do S5 para o S7 ficamos com um programa mais fácil de ser monitorado, de diagnosticar os erros e de realizar alterações futuras, principalmente pela facilidade de encontrar peças de compativeis com a Siemens S7. Como foi citado por Rodolfo, o que faz uma industria manter-se no mercado com competitividade é produtividade e eficiência, as quais, estamos todos juntos em busca de sempre melhorar. Parabéns pelos trabalhos realizados e pelo sempre pronto atendimento.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias