RS Tech ED 2010. Forte convergência entre TI e TA. | Dênis Leite

automação para competitividade

RS Tech ED 2010. Forte convergência entre TI e TA.

Essa semana participei do RS Tech ED da Rockwell. No evento, foram apresentados os mais recentes lançamentos em software para controle e supervisão de máquinas e processos e tratamento de dados de chão-de-fábrica para geração de informações para os diversos setores de uma corporação.

Asset Centre
————-
Sistema para gerenciamento de ativos. Uma vez configurado, o software gerencia o acesso de usuários a máquinas, sistemas e arquivos. Ou seja, é possível controlar quem acessa o que, e saber exatamente quem fez o que e em que momento. Ou seja, se um usuário acessa uma CPU e muda um setpoint, tudo isso fica registrado.
Além disso, é possível organizar de forma estruturada todos os arquivos e documentações de todos os devices de um projeto. É o fim daquela organização por pastas que fazemos nos nossos computadores.
Entre as mais importantes funcionalidades está a de “recuperação de desastres”. Com o Asset Centre, o usuário tem certeza absoluta de quais as versões mais atuais dos softwares das máquinas e pode enviá-los para as CPUs de forma rápida e segura.

Factory Talk Historian
———————-
O FT Historian é um software destinado ao registro otimizado de dados históricos de processos. Através de um algorítmo específico, os dados são registrados de forma a ocuparem menos espaço em disco e serem consultados mais rapidamente. O “pulo-do-gato” é poder ler os dados rapidamente e gerar diversos relatórios.

Factory Talk View VantagePoint
——————————–
Esse software é muito bom. Permite de forma rápida e segura acessar dados de diversas fontes diferentes (bancos de dados, OPCs etc) e gerar relatórios ao comando de um click. Imagine poder relacionar diversas variáveis de processo gerando gráficos, relatórios etc, tudo usando apenas o webbrowser. Isso significa poder produzir as informações que cada usuário precisa de forma rapida, consistente e elegante.

Factory Talk Batch
——————-
Esse aplicativo permite complementa o desenvolvimento de um sistema de controle por batelada, respeitando a norma ISA e permite que o usuário (o mestre cervejeiro, por exemplo), altere a batelada de forma simples, sem depender de um profissional de automação.

RS Logix Architect
——————-
Todos fazemos a arquitetura de rede de uma fábrica utilizando um software CAD. Agora é possível desenhar a arquitetura com o RS Architect e exportá-lo para um EPlan, por exemplo. Agora o grande detalhe é que ao invés de termos que navegar em pastas para abrir um projeto, podemos abrir o RS Architect, clicar na CPU e abrir o Logix5000 automaticamente. Ou seja, não estamos falando de uma ferramenta de desenho, mas sim de um software que integra o layout do sistema aos softwares de programação e configuração.

Factory Talk Metrics
——————–
Imagine poder modelar e monitorar diversas linhas de produção e obter o OEE de cada linha e cada unidade produtiva em tempo real. Isso significa poder verificar, por exemplo, que uma linha não vai alcançar a meta do turno se continuar no ritmo que vai. Também é possível verificar que o desempenho de uma linha está baixo em virtude de uma falha específica em uma célula de produção. Ou também descobrir que não é necessário investir em uma nova linha de produção quando se pode resolver um problema pontual e recorrente que causa paradas na máquina. Ou ainda verificar que se tem um gargalo entre duas máquinas que com a implantação de um simples pulmão é resolvido aumentando o OEE da linha. Acho que deu pra notar que gostei muito dessa ferramenta.

Bom, além das especificidades sobre os softwares, também foram abordados assuntos como best practices em projetos e instalações, configurações de componentes em redes ethernet, recursos e desempenho de novos controladores etc.

Em breve deveremos estar postando alguns cases onde foram utilizadas algumas das ferramentas supracitadas. Para maiores informações, deixe um comentário sobre este post ou envie um e-mail para engenharia@mekatronik.com.br.

Gostou do Conteúdo? Assine nossa newsletter!
O link está na barra de menus da página. Como sabemos que ninguém tem tempo a perder condensamos o material e enviamos uma ou duas vezes ao mês.


2 Comments

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias