Warning: include_once(/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php): failed to open stream: Permission denied in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255

Warning: include_once(): Failed opening '/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255
E-Control Air e New Air. Economizadores de energia: semelhanças e diferenças. | Dênis Leite

automação para competitividade

E-Control Air e New Air. Economizadores de energia: semelhanças e diferenças.

Essa semana tivemos um debate sobre dois modelos de equipamentos que se propõem a reduzir o consumo de energia elétrica em aparelhos condicionadores de ar. Dos modelos disponíveis no mercado brasileiro, dois estão em maior evidência, o E-Control Air da EcoEnergia Brasil e o New Air, da SIEG Tecnologia.

Em princípio, as propostas são as mesmas: reduzir o consumo de energia em 30%. Contudo, os princípios de funcionamento são bem diferentes e segundo informações que obtivemos, impactam no conforto termico do ambiente e na rede elétrica.

Não temos informações sobre o algorítmo de funcionamento do New Air, mas o e-control air é um controlador de temperatura baseado em logica fuzzy que considera em seu algoritmo a dinâmica da variação da temperatura. Ou seja, ele é capaz de fazer compensações de forma inteligente se o ambiente está no lado do sol ou da sombra, se o aparelho está instalado num ponto alto ou baixo etc.

Dentre as diferenças básicas entre os equipamentos, temos:

Item E-Control Air New Air Comentários
Sensor de temperatura Sensor externo ao aparelho. Mede a temperatura do ar do ambiente. Sensor interno ao aparelho. O E-Control Air mede diretamente a temperatura do ar do ambiente, enquanto que o New Air é sensível à temperatura interna da caixa. Ou seja, se o condicionador de ar estiver instalado no lado do sol, a caixa vai aquecer e a medição será comprometida.
Atuação Atua somente sobre o compressor, o ventilador fica permanentemente ligado. Atua sobre o compressor e o ventilador. Liga tudo ou desliga tudo. Controlando apenas o compressor, o E-Control Air mantém a circulação de ar no ambiente. Não é à toa que todos os aparelhos de ar condicionado trabalham assim, isso é importantíssimo para o conforto térmico.
Ruído Por desligar apenas o compressor, o ruído é exatamente o mesmo que o aparelho já faz em sua concepção original. Faz tanto “barulho” no religamento quanto ligar o condicionador de ar no disjuntor. O e-control air faz o mesmo “barulho” que o ar condicionado em sua concepção original. O New Air faz “mais barulho”.
Impacto na rede elétrica Desligando apenas o compressor, o impacto é menor no religamento. Sempre que é re-ligado, o New Air sobrecarrega mais a rede elétrica pois liga o compressor e o ventilador ao mesmo tempo. Não há diferença para a rede elétrica entre usar o e-control air e o ar condicionado na concepção original. Já o New Air atua como se o usuário estivesse ligando e desligando o aparelho no disjuntor a noite inteira.

Em resumo, os seguintes detalhes chamaram mais nossa atenção:

  1. O New Air é um equipamento mais simples que o E-Control Air.
  2. Em ambientes como salas de aula e escritórios, onde há muitas pessoas presentes, desligar totalmente o condicionador de ar, cortando toda a circulação deve gerar desconforto térmico.
  3. Não é à toa que os “botões” de ligar o condicionador de ar tem dois estágios: vento e frio. Ou seja, primeiro ligamos o ventilador, depois o compressor, nunca os dois ao mesmo tempo. Ou seja, usar o New Air é como ficar ligando e desligando o condicionador de ar, no disjuntor, a noite inteira.
  4. Em dormitórios, o desligamento total do condicionador de ar gera um ruido que pode “atrapalhar” o sono.
  5. Desligar e ligar o compressor e o ventilador ao mesmo tempo gera “picos” maiores de corrente na rede elétrica.

Em síntese, o E-Control Air consiste numa solução que proporciona economia sem alterar as condições de projeto do aparelho condicionador de ar. Ou seja, enquanto o aparelho originalmente possui um termostato, o e-control air possui um controlador inteligente que atua sobre o compressor de forma eficiente, mantendo o conforto térmico e reduzindo o consumo de energia elétrica.

Tivemos oportunidade de conhecer a EcoEnergia, sua estrutura e projetos. Trata-se de uma empresa formada por engenheiros, mestres e doutores todos com forte background nas áreas de eficientização energética e eletrônica embarcada. Todos os projetos são baseados em normas brasileiras e internacionais, e adotam propostas tecnológicas disponíveis nos mais recentes estudos de eficientização energética. Para maiores informações, acesse www.ecoenergiabrasil.com.


2 Comments

  • Esses aparelhos não economizam energia, eles apenas possibilitam uma maneira de utilizar o ar condicionado de forma correta. Se a pessoa ajustar o ar condicionado adequadamente, esses aparelhos não fazem a menor diferença na conta de luz. Podem até levar a um consumo maior por causa de ficarem ligando e desligando o ar condicionado todo, como o caso do new air. Isso também pode estragar o ar condicionado. É propaganda ilusória dizer que economizam até 30% de energia.

  • Fausto,
    obrigado pela valiosa contribuição à nossa discussão.
    A EcoEnergia realizou uma série de testes durante a fase de desenvolvimento do produto e constatou economias de até 40% em alguns casos.
    Concordo com você que o aparelho bem ajustado já repercute numa economia significativa, mas o fato é que os condicionadores de ar convencionais possuem simples termostatos que trabalham numa faixa de histerese de alguns graus, ou seja, não importa a velocidade com que a temperatura mude ou a dinâmica do ambiente, eles ligam o compressor quando a temperatura atinge X+desvio, e desligam quando atinge X-desvio.

    O e-control air considera a tendência da mudança da temperatura para ligar ou desligar o compressor. Ele foi desenvolvido com base em pesquisas científicas que indicam que é mais econômico manter a temperatura com controle fuzzy do que utilizando simples histerese. Por isso o equipamento oferece economia mesmo em aparelhos bem regulados.

    Se você quiser, me passe um e-mail no denis@mekatronik.com.br que posso te encaminhar alguns contatos de pessoas que utilizam o e-control air. Principalmente em grandes contas como hotéis e universidades, a EcoEnergia realiza testes com auxílio de medidores de energia certificados em alguns aparelhos. Aqui no Nordeste dizemos que assim “mata-se a cobra e mostra-se o pau”.

Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias