Warning: include_once(/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php): failed to open stream: Permission denied in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255

Warning: include_once(): Failed opening '/home/denisleite/denisleite.com/wp-content/plugins/wordsocial/wordsocial.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/denisleite/denisleite.com/wp-settings.php on line 255
Monitoramento de performance online: adeus à autopsia da meta perdida. | Dênis Leite

automação para competitividade

Monitoramento de performance online: adeus à autopsia da meta perdida.

Muitas indústrias têm, entre suas praticas, as reuniões diárias de produção onde se discutem resultados e definem ações.

A pergunta é: sua equipe se reúne para fazer autopsia da meta morta na véspera ou para identificar oportunidades de ganho para o dia corrente e subseqüentes?

Ambas as realidades existem e os resultados são distintos.

Através do adequado uso dos recursos de convergência TI+TA, é possível:
> monitorar performance através de diversos kpis em tempo real
> identificar problemas e tendências para priorizar ações
> analisar dados históricos em ações de rastreabilidade
> relacionar dados de bases distintas
> montar cenários com gráficos e tabelas atualizáveis automaticamente e dinamicamente

As tecnologias que suportam essa coleta segura e automática de dados, seu relacionamento e conextualização fazem parte de um conjunto de soluções chamado MES (Manufacturing Execution Systems). O papel do MES ė justamente complementar os ERPs, como o SAP, promovendo sua integração com o “chão-de-fabrica” e oferecendo ao usuário recursos para facilitar o relacionamento e a contextualizacao das informações. Uma maneira simples de compreender o conceito é vendo-o como uma camada que preenche a lacuna entre o sistema de gestão corporativa e o controle de chão-de-fabrica.

Indo direto ao ponto, o resultado de um MES bem implantado são cenários atualizados automaticamente que possibilitam analises estratégicas e operacionais através de tabelas e gráficos dinâmicos. Isso significa poder saber, com segurança:
> que ações precisam ser realizadas para que a fabrica possa fechar um negocio estratégico e entrega-ló no prazo;
> se vale à pena fabricar determinada variação de um produto considerando seus impactos “na ponta do lápis” relacionados a dificuldades de processo e tempo de setup;
> se é realmente necessário investir numa nova linha de produção ou há oportunidades de melhoria de eficiência nas linhas existentes;
> quanto de valor a fabrica esta produzindo conciliando margem de lucro, e performance das máquinas, velocidades instantâneas e outras variáveis.

Também é possível responder perguntas como:
> por que a minha eficiência media é alta mas o me resultado financeiro é baixo?

ou,

> por que eu ataco os principais problemas da máquina mas não consigo aumentar a eficiência?

ou ainda,

> no passo da carruagem, qual será meu resultado hoje? O que posso fazer para melhorá-ló?

De posse da informação contextualizada é possível parar de trabalhar com base em medias e estimativas e passar a trabalhar com informações atualizadas, medidas precisas de processo e produção e tendências traçadas estatisticamente.

Em outras palavras, deixamos de tentar ressuscitar a meta morta e passamos a promover a sua saúde.

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, o projeto de MES precisa começar das demandas por informação dos tomadores de decisão. É muito comum tentar-se aproveitar um projeto de automação para gerar registros de dados para posterior uso. O problema é que muitas vezes armazena-se o dado errado, ou de maneira errada, e dessa forma ele não serve para muita coisa ou somente ocupa espaço.

Quando bem conduzido, o projeto nasce para prover respostas às perguntas dos gestores num caminho top-down. As questões estratégicas são então desdobradas em táticas e operacionais até se chegar à coleta no chão-de-fabrica. Dessa maneira, todos os recursos são empregados para atender a um objetivo bem definido, maximizando os resultados do investimento.

Se o que você precisa para melhorar os resultados da sua planta são respostas mais rápidas e precisas, nós podemos ajuda-ló a obte-las.

Conte conosco.


Post a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Spam Protection by WP-SpamFree

  • Categorias